quarta-feira, 27 de maio de 2009

Etica, Direito e Politica

Política; Norma; Jurídica; Poder Moral; Ética; Contrato Social; Liberdade.

1. Em que é que se fundamenta o poder dos órgãos de soberania?
Para podermos viver numa sociedade politicamente organizada cada um de nós teve de abdicar da sua individualidade e conformar-se aos interesses da maioria.Assim a organização política da sociedade leva à regulamentação da vida dos cidadãos.O poder dos órgão de soberania foi criado por um grupo de homens que se juntou para discutir as normas que deveriam ser impostas à sociedade para que esta pudesse viver em equilíbrio.

2. Aristóteles diz que o homem é um animal político. O que é que significa esta expressão?
Esta expressão utilizada por Aristóteles para cacterizar o ser humano significa que o homem só pode desenvolver as suas capacidades quando integrado numa sociedade politicamente organizada, pois num meio desorganizado e sem regras o homem torna-se selvagem e nao faz uso do seu potencial para a racionalidade política.Aristóteles conclui que a partir do princípio de que desde o início dos tempos o ser humano procura organizar a sua vida de modo a viver em harmonia, para isso foi criando regras e normas morais para que pudesse sobreviver em comunidade.

3. Hobes, Locke, e Rousseaiu têm teorias acerca da lei natual das sociedades e da contratação social. Explica essas teorias.
Para Hobes o estado de natureza "é um estado de guerra de todos contra todos", com isto Hobes quer mostrar que num estado natural o homem não tem regras, os conflitos são resolvido á base da lei do mais forte, pois não existe uma autoridade maior que possa decidir o que é certo do que é errado e a razão, sendo assim não há direito.Para este filósofo o homem é um animal irracional quando não lhe são impostas regras de conduta moral.

A ideia de Lock sobre o homem no estado natural não é tão pessimista quanto a de Hobes, para ele exite uma lei natural de respeito pela vida e pela liberdade. Segundo Locke esta lei é universal, posi cada homem tem o direito de defender os seus interesses e as suas ideias, porém existem situações em que este direito não poderá ser exercido, no caso de o lesado ser o mais fraco este poderá nao conseguir defender-se ou então se o juiz de ideias não for imparcial e decida a favor não de quem tem razão mas sim de quem lhe convem.Para locke estes terão sido os motivos que levaram o homem a desistir do direito punir o desrespeit pelas leis, o que levou á necessidade de encontrar uma autoridade que todos respeitem e obedecam.

Rousseau apresenta uma ideia optimista sobre o estado natural do homem, dando grande importância à liberdade à paz e à simplicidadeda vida primitiva, mas reconhce as vantagens da "civilização". Segundo Rousseau ninguém tem o direito natural para governar.

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